O que é marketing de conteúdo e quais os seus benefícios

O que é marketing de conteúdo e quais os seus benefícios

Marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo relevante para um público-alvo, uma persona. O objetivo é atrair a atenção do cliente ideal ou daquela pessoa que será usuário ou beneficiário do serviço que você oferece.

Esse conteúdo ao qual nos referimos segue uma lógica de “afunilar” a audiência até convertê-la em clientes e, posteriormente, fideliza-los. A estratégia consiste em entregar para a pessoa exatamente aquilo que ela precisa, aquilo que vai resolver uma das suas dores no momento certo.

Entenda mais sobre isso neste artigo.

Como surgiu o marketing de conteúdo?

Quando falamos em marketing de conteúdo, muita gente logo pensa em sites, blogs, redes sociais. Entretanto, a estratégia vai além do mundo virtual.

O marketing de conteúdo pode estar em todo lugar. Quer ver um exemplo?

Em 1895 a empresa do segmento de máquinas agrícolas John Deere começou a editar a revista “The Furrow”. Na publicação, a empresa publicava textos de interesse do seu público-alvo e, levemente, vendia seus produtos a esse consumidor.

De lá pra cá muitas outras empresas seguiram o exemplo, como o Biotônico Fontoura, que editava um almanaque de mesmo nome com conteúdo informativo; ou a Michelin, que passou a editar o Guia Michelin, referência quando o assunto é dicas de viagem e gastronomia.

Até mesmo as receitas que aparecem nos rótulos de Leite Moça e caixas de bolo Otker podem ser consideradas estratégias de marketing de conteúdo.

Como aplicar o marketing de conteúdo?

O princípio do marketing de conteúdo é contar histórias que gerem identificação. Portanto, é preciso pensar em textos, vídeos e áudios que levem informação de forma interessante.

Veja algumas recomendações para começar a aplicar o marketing de conteúdo:

Defina a persona

A primeiríssima ação de quem decide investir nessa estratégia, é definir a persona. Essa é mais do que o público-alvo, é alguém com nome, família, trabalho, e muitas outras informações de perfil.

Hoje em dia, com o nível de dados fornecidos pela internet é perfeitamente possível ter um raio-x completo da persona, saber qual o seu comportamento de compra, suas preferências, quando foi sua última viagem e para onde, quantos filhos têm, quais as idades, qual o seu poder aquisitivo e muitas outras informações que ajudam na construção da estratégia de conteúdo.

Estabeleça um funil de conteúdo

O funil de conteúdo, também chamado de funil de vendas, consiste na elaboração de conteúdo por estágio de conhecimento da persona. Ou seja, no topo do funil estão aquelas pessoas que podem vir a se interessar pelo seu produto ou serviço, mas nem sabem ainda que têm um problema e muito menos que você pode ajudar a resolvê-lo.

No meio do funil estão aqueles que tiveram contato com o seu conteúdo (ou não), e que reconhecem que têm um problema. Esses geralmente baixam algum e-book ou outro material gratuito para entender mais sobre o assunto do qual você está falando.

No terceiro grupo, o fundo do funil, estão as pessoas que vão fechar o negócio com você. Eles já reconheceram que têm um problema e descobriram que você pode ajudar a resolvê-lo.

Para cada um desses estágios do funil, é recomendável um tipo de conteúdo, que vai guiar a persona pela sua trajetória de compra. Liste os conteúdos e produza-os respeitando uma regra: 60% de topo de funil, 20% de meio e 20% de fundo.

Diversifique plataformas e linguagens

Como dissemos, o conteúdo não precisa ser digital, mas, hoje em dia, a internet é um importante espaço para a propagação de ideias, com alto poder de alcance e segmentação. Por isso, aproveite esses recursos e diversifique as plataformas.

Poste no seu blog, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok, enfim, onde a sua persona estiver. Procure descobrir como ela se informa e invista mais nesses meios. Use linguagens diferentes, como vídeos curtos e longos, lives, cards e outros tipos de postagem.

Pesquise e use palavras-chaves

As palavras-chaves são importantes para que o seu conteúdo seja encontrado mais facilmente na internet. Por isso, descubra quais palavras-chave a sua persona costuma utilizar para buscar aquilo que você tem a oferecer e use-as nos seus textos. Existem ferramentas que auxiliam nessa pesquisa, como o Google Trends.

Quais os benefícios do marketing de conteúdo?

Em última instância, o objetivo do marketing conteúdo é converter leads, ou seja, pessoas que nem estavam pensando em comprar o seu produto ou serviço em clientes em potencial. Mas no meio do caminho, existem outros benefícios em aplicar a estratégia. Veja alguns deles.

Aumenta o tráfego da página

A partir do momento em que você passa a falar de determinado segmento sobre o qual você se considera um especialista, as pessoas passam a vê-lo como uma autoridade naquele assunto. Isso gera engajamento, fazendo com que o Google e outras ferramentas de busca enxerguem o seu conteúdo como relevância, aumentando a sua visibilidade. Assim, a tendência é que o tráfego da sua página aumente.

Aumenta o engajamento com a marca

Quando você produz conteúdo relevante, aumenta o engajamento da sua marca, pois a sua persona entende que você quer ajudá-la e passa a interagir mais com o seu conteúdo.

Se continuar confiando na marca, ela poderá recomendá-la e defendê-la. Além disso, sempre voltará a consultar o seu conteúdo, pois confia nele e em você.

Aumenta as vendas

Com mais pessoas interagindo com o seu conteúdo, é de se esperar que mais pessoas consumam também o seu produto ou serviço. Esse cliente engajado e defensor da marca vai indicá-la para outras pessoas, que também consumirão o que você tem a oferecer.

Reduz o custo de aquisição de clientes

Conseguir um cliente não é fácil, mantê-lo é tão difícil quanto, mas a partir do momento em que você estabelece uma relação de fidelidade recíproca com o cliente, você só tem a ganhar.

É comprovado que é muito mais demorado – e caro – conseguir clientes novos do que manter os antigos.

Essas foram algumas informações sobre o que é marketing de conteúdo e quais os seus benefícios. Mas lembramos que esse assunto não se esgota aqui e para que a sua estratégia seja certeira, é preciso de uma ajuda extra. Por isso, procure especialistas na área para ter mais orientações.

Quer entender mais sobre marketing de conteúdo e como a Verdeperto pode te ajudar nisso? Entre em contato com a gente pelo telefone ou WhatsApp (51) 99381-2813.